quarta-feira, 24 de março de 2010

"Rede Intergaláctica"



Antes de computadores dotados de telecomunicações, a comunicação de maquinas calculadoras e computadores antigos eram realizados por usuários humanos através do carregamento de instruções entre eles.

Em 1940 George Stibitz , uma máquina de teletipo para enviar instruções para um conjunto de problemas a partir de seu Model K na Faculdade de Dartmouth em Nova Hampshire para a sua calculadora em Nova Iorque e recebeu os resultados de volta pelo mesmo meio. Conectar sistemas de saída como teletipos a computadores era um interesse na Advanced Research Projects Agency (ARPA) quando, em 1962, J. C. R. Licklider foi contratado e desenvolveu um grupo de trabalho o qual ele chamou de a "Rede Intergaláctica", um precursor da ARPANET.
Em 1964, pesquisadores de Dartmouth desenvolveram o Sistema de Compartilhamento de Tempo de Dartmouth para usuários distribuídos de grandes sistemas de computadores. No mesmo ano, no MIT, um grupo de pesquisa apoiado pela General Electric e Bell Labs usou um computador (DEC’s PDP-8) para rotear e gerenciar conexões telefônicas.

Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Comunicação_em_red

e

domingo, 21 de março de 2010

Comunicação de Redes


A capacidade de comunicação rápida e confiável entre dispositivos e o uso de mecanismos padronizados são, hoje em dia, fatores indispensáveis no conceito de produtividade industrial. Visando atender este objetivo, as Fieldbus ou redes de comunicação de campo como também podem ser chamadas, estão sendo largamente utilizadas desde as indústrias de processo e manufatura até prédios e sistemas logísticos. São vários os benefícios que podem ser apresentado com a utilização desta tecnologia:


-Redução signifcativa na quantidade de cabos, calhas e espaços utilizados para a comunicação;
-Capacidade de um monitoramento mais efetivo do sistema;
-Integração entre vários fornecedores de soluções;
-Possibilidade de trocas de informações entre os diferentes níveis hierárquicos - máquina, -planta, empresa e até mesmo países;
-Maior velocidade nos tempos de comando e respostas dos dispositivos.