sábado, 15 de maio de 2010

Redes de comunicação e educação: perspectivas históricas


A educação, envolvida com as redes de comunicação, é capaz, sem dúvida, de produzir um novo estatuto para si; não como cumprimento de um destino, mas sim como resultado de múltiplos esforços, conflitos e tramas.
A relação entre educação e redes de comunicação poderá promover a superação de seus limites, mormente do seu tempo e do seu espaço.
Como exemplo, podemos indicar a perspectiva da educação à distância, o novo papel do professor, o acesso às fontes de informação. A educação estaria, portanto superando barreiras geográficas (sala de aula, escola) e também temporais (seriação, ano letivo).
A evolução técnica das redes e sua concepção de comunicação impulsionam as mudanças em diferentes aspectos da sociedade. Assim, a educação tem a possibilidade de enfrentar um de seus maiores dilemas, que é exatamente a relação entre informação e formação, ou seja, cabe à educação formar as pessoas ou dar-lhes as informações necessárias para que isto ocorra?
Com o advento das redes de comunicação e a ampliação das possibilidades de contato e acesso a fontes de informação, este dilema histórico da educação passa a ser o de integrar a informação com a comunicação, enquanto processo formativo.

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